6721-de-6-em-6-meses-e-a-frequencia-minima-pa-slider-medias-1

Glossário virtual em Libras criado na UFCG ajuda estudantes surdos de odontologia

Iniciativa visa promover a inclusão e disponibiliza 15 termos técnicos em Língua Brasileira de Sinais.

Por G1 PB

20/06/2018 12h49  Atualizado 20/06/2018 12h50

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criou um projeto de glossário virtual em Libras para estudantes surdos do curso de odontologia. A iniciativa “Odontologia em Libras”, feita por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de odontologia e Libras, cria e disponibiliza sinais para serem utilizados tanto pelo aluno surdo, quanto pelo tradutor/intérprete e professor de qualquer curso de odontologia do Brasil.

Atualmente, 15 termos técnicos de diversas áreas da odontologia estão disponibilizados no glossário virtual, na página Odontologia em Libras da UFCG.

Os idealizadores do projeto explicam que a criação do site, e a disponibilização dos termos odontológicos específicos em Libras, caracteriza o início de um processo de inclusão e permanência de pessoas surdas no curso de Odontologia.

De acordo com a professora do curso de odontologia da UFCG em Patos, no Sertão da Paraíba, e coordenadora do projeto, Andresa Costa Pereira, a ideia teve início devido à preocupação em promover a inclusão de pessoas surdas no ensino superior em odontologia, pois a permanência de um estudante surdo no curso é dificultada por fatores como a carência de termos técnicos em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo a coordenadora, o projeto busca uma contribuição contínua e colaborativa, realizando parcerias com outros cursos de odontologia do Brasil. Além disso, pode incentivar projetos semelhantes em outras áreas do ensino superior. “A continuidade deste trabalho permitirá que os sinais sejam constantemente criados e adicionados ao glossário, a fim de auxiliar o ensino de pessoas surdas e aperfeiçoar a atuação do tradutor/intérprete de Libras, contribuindo de forma pioneira para a formação de futuros cirurgiões dentistas surdos”, afirma a professora.

Andresa Costa diz ainda que o projeto pioneiro desenvolvido na instituição promete encurtar a distância no mundo acadêmico do aluno surdo no curso de odontologia. Os conceitos e explicações técnicas foram demonstrados para um docente surdo e, em seguida, o professor criava cada sinal, descrito detalhadamente em vídeo e fotografia.

A equipe multidisciplinar do projeto é formada pelos profissionais Lorena de Sousa Silva (graduada em Odontologia pela UFCG); Jéssica Girlaine Guimarães Leal (tradutora/intérprete de Libras e professora da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA-RN); Gerson Ramalho Júnior (professor de Libras da UFCG); Marco Antônio Dias da Silva; e Andresa Costa Pereira (professores do curso de Odontologia da UFCG).

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/glossario-virtual-em-libras-criado-na-ufcg-ajuda-estudantes-surdos-de-odontologia.ghtml

  • Compartilhar:

Posts relacionados

Dor no dente e Fibromialgia

SOBRE ODONTOLOGIA, BRUXISMO E FIBROMIALGIA

Como surgiram muitas dúvidas ontem, decidi fazer um post. Quero deixar claro que sou dentista e que a odontologia se baseia em evidências e não em achismos. Somente podemos...

Continuar lendo

Precisa de ajuda para escolher um plano?

Temos planos odontológicos para todas as suas necessidades, planos individuais, planos familiares e planos empresariais. Escolhe o que mais se encaixa com você e contrate agora! # odontosharing#planodontologico#sorriamais

Continuar lendo

Sua Família mais feliz!

Continuar lendo
Contrate agora